Temos visto nos últimos anos a instalação do estado de pavor na sociedade brasileira. Muito medo, receio e desconfiança tem se instalado na cabeça das pessoas. Realmente são tempos difíceis.
Porém a história mostra que em tempos de dificuldades, enquanto alguns afundam e quebram, outros avançam e crescem. Parece ser uma coisa natural dos períodos de crises. A questão que comecei a observar e estudar é esta: O que faz alguns prevalecerem e outros não?
Então observei que nestes períodos históricos somente um tipo de profissional, pode crescer na crise: Os empreendedores! Alguns acham que todos os empresários são empreendedores, mas na verdade há diversas diferenças entre um grupo e outro. No entanto nos tempos de crise fica evidente que somente empreendedores podem remar nas marés contrárias, pois possuem no seu DNA a capacidade de ousar e se arriscar.
Tudo é uma questão de medo. Enquanto o empresário, represa os investimentos, pensa em poupar e acha que recuar é a melhor estratégia. Os empreendedores pensam em novas formas de apresentar seu produto, pensam em novos produtos, em um novo público e em uma opção que ainda não foi pensada.
Tenho visto pequenos empreendedores duplicarem seus negócios nestes tempos e se posicionarem de forma firme e rentável no mercado. A pergunta é: Você é destes?